14 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

DA REDAÇÃO

03/04/2024 06:00

Capital do Turismo Ferroviário

O deputado estadual Estêner Soratto (PL) apresentou um projeto de lei na Alesc com o objetivo de transformar Tubarão na Capital Catarinense do Turismo Ferroviário. A proposta visa a fomentar o desenvolvimento econômico e turístico da região, aproveitando o potencial histórico e cultural ligado à ferrovia. No final do século XIX, Tubarão passou por transformações que impulsionaram seu desenvolvimento econômico, como a urbanização da área central e a chegada de imigrantes europeus. A inauguração da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina em 1884 foi um marco, conectando a cidade a outros locais e gerando desenvolvimento. Soratto acredita que a aprovação do projeto é fundamental para valorizar a história e atrair mais visitantes para a região. O projeto de lei vai tramitar nas comissões e depois será votado em plenário.

Feriado

A Câmara de Vereadores de Tubarão aprovou a criação de um novo feriado na cidade. O projeto de lei, de autoria do vereador Eraldo Pereira da Silva (PP), institui o aniversário da cidade como feriado municipal. Anteriormente, apenas o Dia de Nossa Senhora da Piedade, em 15 de setembro, era feriado. Para se tornar lei e ter validade já neste ano, o texto precisa ser sancionado pelo prefeito Jairo Cascaes (PSD) no período de 15 dias.

Acolher

O neuropediatra Jaime Lin e a psicóloga Edimara da Silva ministraram, aos colaboradores da Unimed Tubarão, a palestra “Abordagem ao cliente autista e acolhimento de pais ou responsáveis”. O encontro foi realizado para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. 

Inclusão e respeito

Os alunos do maternal do CEI Osmarina Rodrigues de Souza, em Capivari de Baixo, realizaram uma atividade cujo objetivo é abordar a inclusão, o respeito e a conscientização do autismo. Com o tema “A diferença que nos une!”, as professoras Raquel da Silva Joaquim, Marcela Santos e Kelly Pascoal fizeram um painel com os alunos, onde eles, com tintas e pincéis, coloriram e se divertiram durante a atividade. 

Novo local

A Central de Atendimento ao Cidadão mudou de endereço, em Capivari de Baixo. Agora ela está na rua João Goulart, nº 329, no bairro Caçador. O sistema telefônico ainda está sendo instalado, mas os atendimentos presenciais funcionam normalmente, de segunda a sexta-feira. 

Sem cigarros
Foi aprovado o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Jair Miotto (União Brasil), que proíbe o consumo de cigarros e derivados do tabaco nos playgrounds públicos e privados de Santa Catarina, além da aplicação de multa para os infratores. Agora, o PL será apreciado pelo governo do Estado e, se aprovado, se tornará uma lei. “Nossa proposta amplia a Lei Catarinense Antifumo, estabelece uma nova regra ao vetar o consumo de cigarro em espaços abertos, neste caso, os playgrounds”, explica o deputado Miotto. O parlamentar justifica a proposta afirmando que ela vem para defender a saúde, o meio ambiente e para que o cidadão não seja um fumante passivo, principalmente as crianças. Entre as mudanças apresentadas ao texto original, está a redução do valor da multa de R$ 5 mil para R$ 840.

  • 1 / 2
  • 2 / 2
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR