A balsa que faz a travessia no canal da Barra encalhou ontem. É a segunda vez que ocorre o problema, que deve voltar a se repetir. Ninguém vai e ninguém vem sem a balsa e sem uma ponte no local. O transporte marítimo funciona de forma precária e a ponte prometida no governo anterior não foi encabeçada pela equipe de Jorginho Mello. Além de não dar prosseguimento ao projeto, Jorginho sequer apontou uma solução. Os moradores e turistas ficaram completamente abandonados.
Dragagem
Em julho, o Estado liberou R$ 5 milhões para projetos de dragagem na área do terminal pesqueiro de Laguna. Se um dia a obra sair do papel, poderá ajudar a evitar encalhes como esse, mas ainda assim estará longe de ser uma solução eficiente para quem precisa cruzar o canal. Enquanto isso, a balsa segue funcionando cobrando muito caro e sem licitação.
Propondo soluções
Alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Henrique Fontes apresentaram suas ideias desenvolvidas no curso de projetos para melhoria e inovação, promovido pelo Senai em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Tubarão. O curso teve como objetivo capacitar os alunos a identificar problemas e propor soluções criativas e eficazes para a comunidade escolar e municipal.
Vermes
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão da Justiça de São Paulo que condenou duas cientistas que desmentiram informações falsas na internet sobre as causas da diabetes. A decisão foi proferida no dia 28 de setembro. As defesas da bióloga Ana Bonassa e da farmacêutica Laura Marise de Freitas recorreram ao Supremo para derrubar decisões que as condenaram ao pagamento de R$ 1 mil em danos morais por terem desmentido um vídeo postado por um nutricionista na internet. Na publicação, foi afirmado que a doença é causada por vermes, o que foi desmentido pelas cientistas.