O Sul de SC dará um importante passo na valorização de sua memória e identidade cultural com a fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Santa Catarina (IHGSul), marcada para este sábado (18), em Laguna. A entidade terá como missão pesquisar, preservar e divulgar a história, a geografia, a genealogia e o patrimônio cultural dos 45 municípios das regiões da Amurel, Amrec e Amesc. A cerimônia será realizada às 16h, no Clube Blondin, reunindo autoridades, pesquisadores, professores e representantes da sociedade civil, além de contar com palestras voltadas à formação histórica e cultural catarinense. A criação do instituto representa um marco para o fortalecimento da produção de conhecimento, da preservação documental e da valorização da identidade regional.
Entrelinhas
• A melhoria das calçadas no entorno das praças centrais de Tubarão demonstra atenção da administração Soratto/Denis às demandas da comunidade. Além das grandes obras, resolver os pequenos problemas do dia a dia também faz diferença na qualidade de vida da população. A iniciativa merece reconhecimento por atender uma reivindicação dos moradores e tornar os espaços públicos mais seguros e acessíveis.
• A deputada federal Daniela Reinehr (PL), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, promove hoje, em Florianópolis, um seminário para debater o aperfeiçoamento do Fungetur e ampliar o acesso ao crédito no setor. O encontro reunirá representantes do poder público, instituições financeiras e entidades empresariais, com foco na desburocratização do financiamento para micro e pequenos empreendedores.
• Neste sábado (18), o deputado estadual Camilo Martins estará em Tubarão para conversar com a população e apresentar as ações e investimentos que vem viabilizando para a região. Ao lado do vereador João Zaboti, também reforçará a parceria política para as próximas eleições, com apoio à sua reeleição para a Alesc. João também confirmou que vai apoiar a reeleição do deputado federal Ricardo Guidi.
• A advogada e candidata a deputada estadual Leatrice Bez esteve em Garopaba na terça-feira, onde visitou a Colônia de Pescadores, a Apae e o Grupo de Escoteiros, ouvindo de perto as demandas e desafios de cada entidade. A agenda reforça a proposta de construir um mandato conectado com as necessidades das comunidades e das instituições que prestam relevantes serviços à população.
• Gravatal conquistou reconhecimento nacional durante o 39º Conasems, em Porto Alegre, com o projeto “Protocolo Sentinela da Vida”, eleito a melhor experiência da Região Sul entre municípios com até 20 mil habitantes. O destaque da conquista foi o coordenador do Samu de Gravatal, Filipe Macalão, idealizador e responsável pela apresentação da iniciativa.