Quem saiu da última eleição bastante fortalecido foi o deputado estadual Pepê Collaço. Seu partido, o Progressistas, fez mais de um terço das prefeituras do Sul catarinense. Dezoito dos 47 municípios entre o Morro dos Cavalos e a divisa com o Rio Grande do Sul terão prefeitos do partido a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Além disso, 12 vice-prefeitos da sigla foram eleitos para o próximo mandato. Segundo Pepê, as conquistas foram o resultado de um trabalho consistente feito junto com o deputado Zé Milton. Ele também destacou sua tristeza pelos que não se elegeram, lembrando que o trabalho precisa continuar. Os prefeitos eleitos no Sul foram os de Arroio do Silva, Cocal do Sul, Garopaba, Grão-Pará, Gravatal, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Morro Grande, Nova Veneza, Orleans, Passo de Torres, Paulo Lopes, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Praia Grande, Sangão, São João do Sul e Timbé do Sul.
Entrelinhas
- Prefeito eleito de Laguna, Preto Crippa (PL) declarou em entrevista que, mesmo antes de ter acesso às finanças do município, acredita que assumirá a prefeitura com mais de R$ 100 milhões em dívidas. Só de aluguel a prefeitura paga R$ 80 mil e está inadimplente há quase um ano. Ele espera que a transição seja tranquila e transparente.
- Prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, viajou ontem para Brasilia, onde estará esta semana visitando diversos ministérios e também deputados federais e senadores. Jairo pretende buscar, junto aos parlamentares, emendas para diversas obras em Tubarão. Na semana que vem, com o mesmo objetivo, quem estará em Brasilia será o prefeito eleito, Estêner Soratto Júnior.
- Além de perder as eleições em municípios como Criciúma, Balneário Camboriú e Camboriú, onde apostou muitas fichas, o governador Jorginho Mello (PL) foi mal também em sua base eleitoral.Em Ibicaré a derrota foi para o PSDB, que também venceu em Herval d´Oeste e em Joaçaba. Em Luzerna o vencedor foi o PSD.
- Segue até dia 30, no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, a exposição Jornada pelo Oriente, que reúne fotos especiais, fruto de jornadas turísticas do casal de médicos gaúchos Maria Carolina Martins Muller, pediatra, e o psiquiatra Luciano Kurtz Jornada, que vieram de Santa Maria (RS) e estão radicados em Tubarão. A exposição faz parte do programa Olha a Arte, da Fundação de Cultura.
- Suplente de deputada federal, Geovânia de Sá (PSDB) passará a ter o mandato definitivo a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, no lugar de Carmen Zanotto (Cidadania), que se elegeu prefeita de Lages no último domingo. Por outro lado, Ricardo Guidi (PL), Carlos Chiodini (MDB) e Pedro Uczai (PT), após serem derrotados em seus municípios, voltam para a Câmara Federal.