O Senai de Santa Catarina tem atuado para gerar mais agilidade nos serviços, maior maturidade digital por meio de capacitação de docentes e redução do uso de papel nos ambientes administrativos e em sala de aula. Na unidade de Tubarão, o papel já deixou de ser utilizado pelos professores nos processos de apoio e de avaliação.
A transformação nas práticas pedagógicas é possibilitada pelo uso dos Chromebooks, junto à adoção do G Suite e ao processo de certificação dos professores. Em Tubarão, por exemplo, todas as informações são disponibilizadas via Google Drive e Google Classroom. Da mesma forma, 100% das avaliações são realizadas com o uso do Google Forms e dos Chromebooks.
No Estado, todas as unidades passaram a utilizar o Google Classroom para estruturar e oferecer 20% em educação a distância nos cursos técnicos presenciais, conforme permitido por lei.
A avaliação do Senai é que essa organização possibilitou realizar todos os processos com mais qualidade, promovendo integração entre professores, gestores e estudantes.
Toda a equipe docente alcançou um alto nível de maturidade digital e foi constituída uma rede de trainers Google no Estado, que oferece apoio a todas as unidades.
Essa, entre outras medidas, garantiu a otimização do foco pedagógico e deu ao Senai de Tubarão o título de “Primeira Unidade como Escola 100% sem Papel”.
“Entre os principais ganhos que podemos destacar, sem dúvida, o maior é o engajamento tanto dos docentes quanto dos alunos no uso dos aplicativos, os quais permitiram iniciar a criação de uma nova cultura”, afirma Fernando Darci Pitt, gestor Senai de Tubarão.
Mudanças ocorridas no dia a dia
O projeto trouxe profundas transformações no dia a dia de professores, alunos e equipe administrativa da unidade. Conforme o Senai, alguns dos principais ganhos foram a criação da Academia de Trainers Google Senai SC, 21 professores certificados como Educator Google Nível 2, caminhando para a certificação como Google Trainers, a criação de uma sala de aula sem papel e ganho de confiança dos docentes em estratégias de ensino digital.