Apresentação será hoje, às 20h, em Tubarão. “Recortes Letra & Música” traz espetáculo e oficina criativa ao público
Uma experiência artística diferente será atração hoje no Museu Ferroviário de Tubarão. Às 20h, o local recebe a turnê “Recortes Letra & Música”, um projeto que mistura espetáculo musical e oficina criativa em um formato inovador. A entrada é gratuita.
Idealizado pelo artista Txaka Amaral e promovido pelo Ateliê Rio do Poeta, o projeto conta com os músicos Vano Costa (guitarra) e Diego Dutra (bateria), integrantes da banda Chimarruts. A iniciativa integra o Circuito Catarinense de Cultura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
Mais do que um show, o “Recortes Letra & Música” é uma verdadeira imersão criativa. O público é convidado a participar da criação de uma nova canção ao vivo, em tempo real. A dinâmica acontece por meio de sorteios de recortes de revistas e símbolos musicais — uma referência ao método literário cut-up, que, combinados, dão origem a letras e melodias inéditas.
“É indescritível sentir a magia que se instaura com o Recortes. A canção toma forma através da interação espontânea com o público”, conta o idealizador do projeto, Txaka Amaral.
A cada apresentação, uma nova música nasce diante da plateia, que deixa de ser apenas espectadora para se tornar coautora da obra. As quatro canções criadas na primeira fase do projeto também estarão no repertório do show, revelando a força e a evolução dessa proposta colaborativa.
Turnê
Antes de desembarcar em Tubarão, o “Recortes Letra & Música” já encantou o público de Imbituba e Laguna. Nessas cidades, surgiram as músicas “Vai no Olhômetro” e “Construção da Paz”, criadas de forma coletiva durante as apresentações. O encerramento da turnê acontece no dia 19, em Imaruí, durante o Café Anual da Rede Feminina de Combate ao Câncer.