A leitura deve ser incentivada desde cedo, sendo através de clássicos infantis, em visitas semanais na biblioteca da escola ou lendo jornais. E é isso que a turma do 1º ano da EMEB São Judas Tadeu tem realizado.
Sob orientação da professora Vânia Aparecida Mendes Nazário de Souza, os pequenos têm se aventurado pelo mundo da leitura através do jornal Diário do Sul, que chega à escola diariamente.
“A leitura é o melhor instrumento para o aprendizado, e contribui para o alcance do conhecimento, para o crescimento intelectual e cultural dos cidadãos. É a partir daí que o incentivo à prática e ao hábito de leitura se faz tão importante desde quando são pequenos”, observa a professora.
Segundo a docente, é preciso que este estímulo ocorra em todos os âmbitos, como na escola e na família, principalmente naqueles lugares que são as principais fontes do conhecimento, que é a sala de aula e o espaço familiar. “Também é relevante aproveitar espaços como a biblioteca, que
reúne um acervo de livros e, consequentemente, a moradia de conhecimentos infinitos”.
Informando o Cidadão do Futuro
O projeto Educação do Diário do Sul – Informando o Cidadão do Futuro – conta com o apoio da Fundação Municipal de Educação, da prefeitura de Tubarão.
Tatiana Dornelles