Durante a operação Veraneio, o Corpo de Bombeiros Militar da Santa Catarina atua em diversas atividades de prevenção e conscientização. Para jovens e crianças com idade entre nove e 13 anos foi o criado o projeto Golfinho, que reúne atividades educativas para prevenir afogamentos em piscinas, rios, lagos e praias.
As aulas são gratuitas, e têm duração de dois dias em cada praia, com instruções de prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente.
De acordo com o coordenador do projeto na região, soldado Alesanco Neves de Farias, as aulas têm instruções de prevenção sobre os perigos do mar, atividades educativas sobre cidadania e meio ambiente. O projeto tem como objetivo diminuir o aumento de ocorrências de afogamento registradas nos últimos anos.
“Tanto os dados nacionais como aqui no Estado dão conta de que 40% dos afogamentos ocorrem com crianças nesta faixa etária. Por isso a importância das aulas de prevenção. E vemos que está dando resultado, pois os números com acidentes assim vêm diminuindo entre as crianças”, pontua.
O soldado alerta para que as pessoas sempre busquem nadar em locais onde haja a presença de guarda-vidas ou monitoramento, para que em caso de acidente haja tempo hábil para o socorro.
Para se inscrever, basta entrar em contato com os guarda-vidas nos postos de salva-vidas das praias onde são realizadas as aulas. Hoje, elas acontecem nas praias do Arroio Corrente, em Jaguaruna, e em Imbituba (Rimsa). Já no sábado, elas serão realizadas na praia do Cardoso, em Laguna, e na Ibiraquera, em Imbituba.