A chegada do mês de fevereiro vem acompanhada das festividades de Carnaval. Em Laguna, os tradicionais eventos que antecedem o feriadão já tiveram início no fim de semana, reunindo foliões da região e de outras partes do país.
O pré-carnaval estava previsto pra começar na sexta-feira, mas a chuva não deu trégua, e o primeiro dia de evento precisou ser cancelado. Mas no sábado, com o tempo firme durante a noite, o público pôde acompanhar o desfile de três das cinco Escolas de Samba de Laguna – Mocidade Independente, Vila Isabel e Brinca Quem Pode.
Ontem, as outras duas escolas, Xavantes e Democratas, agitaram os foliões nas ruas do Centro Histórico de Laguna. Até o dia 23 de fevereiro, todas as quintas, sextas, sábados e domingos serão assim, de muita dança, ritmos e alegorias.
Na próxima sexta-feira, dia 8 de fevereiro, um grande desfile, com todas as escolas juntas, será realizado na principal avenida do Mar Grosso, a Senador Gallotti. Nos outros dias, as agremiações se revezam para fazer um grande espetáculo no Centro Histórico.
O pré-carnaval conta com o apoio da prefeitura de Laguna, através da Fundação Lagunense de Cultura e da secretaria de Turismo. O governo municipal disponibilzou neste ano R$ 250 mil para a realização do evento, que divulga um dos principais eventos da Cidade Juliana.
Sábado de homenagens
Além do pré-carnaval, o fim de semana foi marcado pelas homenagens em celebração à Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. No sábado, uma missa festiva, com dom João Francisco, foi realizada na paróquia Nossa Senhora, no bairro Magalhães, seguida por uma procissão marítima, com saída do cais da balsa. Ainda no sábado à noite, centenas de pessoas se reuniram nos Molhes da Barra para prestar homenagem à Iemanjá.