Com o tema “Inclusão, sim! Preconceito, não!”, a professora da EEB Henrique Fontes Sílvia Pereira Gonçalves da Silva realizou uma palestra para alunos da entidade. Ela é autora do projeto.
O objetivo era mostrar para professores, estudantes e funcionários da escola a importância de concretizar, de fato, a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, buscando inclui-los e respeitando suas habilidades sem preconceito.
“Percebemos a repercussão deste projeto através das atitudes de alguns alunos, pois nos procuraram para falar da necessidade de conscientização, para que saibam como agir no dia a dia”, explica a docente.
Para o aluno Cadu Viana Konig, do 7º ano, as pessoas com necessidades educacionais especiais precisam ter direitos iguais. “Não devemos tratá-las com indiferença. É preciso respeitar a diversidade”, diz.
A estudante Eloíse Macari dos Santos, do 1º ano do ensino médio, disse que muitas vezes algumas coisas passam despercebidas. “Não notamos porque não nos afeta. Este projeto veio para nos conscientizar da batalha que eles travam todos os dias e, com certeza, nos sensibiliza diante dela. Espero que este projeto continue, para alcançar ainda mais pessoas”, completa a aluna.
O projeto Educação do Diário do Sul – Informando o Cidadão do Futuro –, na EEB Henrique Fontes, conta com o apoio da Tubarão Saneamento.
Tatiana Dornelles