Para estimular o turismo regional e colocar Orleans como importante polo cervejeiro catarinense, a cidade recebeu jornalistas e blogueiros do Brasil inteiro para o lançamento da rota Serra Mar da Cerveja. A apresentação, com detalhamento do roteiro, contou com o conhecimento da cultura local, visita às esculturas do Paredão do Zé Diabo, Museu ao Ar Livre, com visita guiada à luz de lamparinas, e show.
Inicialmente, a rota será composta por um roteiro, cinco cervejarias, comércios, bons hotéis, visita à Santa Albertina e Vargem do Cedro, em São Martinho, passando pelo Vale de Braço do Norte, chegando a Orleans com o Museu ao Ar Livre e as esculturas do Paredão, e terminando na Serra do Rio do Rastro. “São segmentos que fomentam a cultura típica e o turismo da região”, explicou o idealizador Marcelo Dalazem, proprietário da Cervejaria Big Jack e grande entusiasta da ideia.
O projeto regular será realizado aos sábados, com possibilidade de se criarem ainda novos roteiros e serem ampliadas as ações para mais dias da semana. O prefeito de Orleans, Jorge Koch, conta que a intenção é fazer o turista mergulhar nas belezas e na cultura da cidade desde o momento que chega. “Existe muito a ser feito, mas nosso objetivo é fazer Orleans oferecer a experiência de vivenciar as particularidades da nossa região”, fala o prefeito.
Os jornalistas e blogueiros vieram de diferentes regiões do Brasil, selecionados através do programa Investe Turismo/Sebrae. Dentre eles, estavam o colunista da Folha Turismo, da Folha de São Paulo, e blogueiros como o “ Viajar é um prazer”, “Viajar Verde”, “Nós Dois Por Aí”, e outros.