Utensílios foram fabricados por alunos em sala de aula.
Na disciplina de Ciências, os alunos do 7º ano da EEB Henrique Fontes, de Tubarão, trabalharam o conteúdo “máquinas simples”.
Para a elaboração da atividade, eles observaram nos jornais e em outros meios de comunicação sua existência, mas não o processo histórico.
“O ser humano, ao longo de sua história, sempre procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Assim, buscou meios alternativos que lhe permitissem realizar tarefas de modo mais fácil e com o menor gasto possível de tempo e de sua força muscular”, explica a professora Natália Moraes.
Segundo ela, as máquinas simples trouxeram grandes avanços para a humanidade, e se tornaram a base para a construção de outras máquinas. “São exemplos de máquinas simples: alavancas, roldanas, vara de pesca, vassouras, remos, entre outras”.
De acordo com a aluna Beatriz Duarte Becke, aprender os conteúdos na prática, criando o processo da explicação, ajuda a aprender com mais facilidade. “É por intermédio de trabalhos que envolvam o assunto que a aula fica mais interessante, divertida e criativa”, ressalta.
A escola Henrique Fontes recebe diariamente o Diário do Sul, através do projeto Educação – Informando o Cidadão do Futuro –, com o apoio da Tubarão Saneamento.
Tatiana Dornelles