O médico anestesista, escritor, fotógrafo, membro da Academia Tubaronense de Letras e colunista do DS José Warmuth Teixeira lança hoje seu décimo livro. O tema desta obra será um pouco de sua biografia, vivida sobre quatro rodas.
Segundo o autor, o livro “Minha Vida sobre Rodas” é uma autobiografia das experiências e viagens vividas desde os tempos de infância e juventude no Rio de Janeiro, onde nasceu, e depois em Tubarão, para onde se mudou em 1960 e vive até hoje, passando pelas muitas viagens feitas mundo afora.
Octogenário e com uma vasta história ligada à medicina e a temas como o transporte ferroviário, em especial à história da Ferrovia Tereza Cristina, ele disse que sempre teve o desejo de escrever sua autobiografia, mas, diante de tantas experiências e fatos a serem narrados, imaginou que a obra ficaria longa demais. Pensou, então, em fazer um resumo só em relação às aventuras sobre rodas.
“São histórias em que utilizei desde o patinete, passando pela bicicleta e motocicleta. Teve ainda um triciclo à vela que foi a sensação da época na praia de Jaguaruna. Nas minhas histórias sobre rodas ainda constam os ônibus, as oito rodas dos trens e as 16 rodas do avião”, pontua.
Entre as várias histórias, algumas são dos dois anos em meio às ambulâncias em um pronto-socorro no Rio de Janeiro. Durante o lançamento do livro, que acontece às 19h30 no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, os convidados poderão acompanhar a apresentação do Coral Municipal de Tubarão.
Livro bilíngue
O livro Minha Vida Sobre Rodas tem mais uma particularidade. Ele é escrito em duas línguas: português e francês. Este é quarto livro bilíngue do autor, que tem na ligação com Genebra, na Suíça, sua grande inspiração. “Minha mãe era austríaca, e meu pai, brasileiro, e foi em Genebra que se encontraram e se apaixonaram, falando em francês”, conta Warmuth. O livro, aliás, teve seu primeiro lançamento justamente na Feira do Livro de Genebra.