Em maio, a Banda Vitrola, de Tubarão, vai completar um ano de história. Desde o ano passado, seis amigos estão juntos, profissionalmente, pra fazer aquilo que antes era apenas um passatempo divertido.
A união surgiu pela paixão deles pelo rock e pop dos anos 1970, 1980 e 1990. Jadson Schlengmann divide os vocais da banda com Jeferson Felipe. Rodrigo Vasconcelos é tecladista. Eduardo CR toca guitarra, e Vinícius Paris, baixo. Jean Paris, irmão de Vinícius, é baterista.
“A gente já tinha o projeto há cerca de três anos, mas foi somente em 2018 que pensamos em formalizar a banda. A ideia era tocar uma vez por mês, em eventos, mas acabamos fazendo 30 shows no ano passado”, explica o tecladista Rodrigo.
Em um ano, a aceitação do grupo vem sendo bastante positiva. Os shows acontecem de Criciúma até Porto Belo, em festas de formatura, aniversários, casamentos e eventos corporativos. “O repertório é bastante animado, e o show chega a até três horas de duração. Até artistas internacionais já comentaram, pelas redes sociais, nossas performances”, conta Rodrigo.
Entre os sucessos que embalam os shows da Vitrola estão as músicas das bandas Bon Jovi, Queen, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, A-Ha, RPM e Beatles. Por enquanto, a banda resgata os hits que já fizeram sucesso em outras vozes. Mas, no futuro, os integrantes não descartam a ideia de gravar algo autoral. “É uma vontade que temos, já que a banda conta com profissionais que atuam exclusivamente com música. Mas, por enquanto, tocamos nosso repertório com aquelas músicas que consideramos clássicas, e que praticamente todos gostam de ouvir em momentos de alegria e festa”, relata Rodrigo.
No próximo dia 11 de maio, a banda fará um show na Hangar, junto da Rádio Taxi, criada em 1981, e que continua na ativa até hoje com outros integrantes. “É uma ótima forma de conhecer o nosso trabalho”, convida Rodrigo.
MÚSICOS, EMPRESÁRIO, REPRESENTANTE COMERCIAL E ESTUDANTE
Uma curiosidade da Banda Vitrola é que nem todos os integrantes vivem exclusivamente da música. O tecladista Rodrigo também é representante comercial. Jeferson, vocalista, é empresário. Jadson, Eduardo e Jean são professores de música. Vinícius, o mais novo da banda, com 18 anos, estuda música. O trabalho deles pode ser conferido no Facebook oficial do Vitrola, o vitrolaband.