Mostra prevista para outubro levará reproduções das obras do artista tubaronense ao Espaço Cultural Toque de Arte
Os preparativos para a exposição “Vivências Populares: celebrações, figuras e território”, que será realizada em outubro no Espaço Cultural Toque de Arte da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), já estão em andamento. A mostra reunirá reproduções de obras do artista tubaronense Willy Zumblick, reconhecido como um dos grandes nomes das artes em Santa Catarina.
A Fundação Municipal de Cultura promoveu uma visita técnica à universidade para alinhar detalhes estruturais e logísticos da exposição. A agenda foi realizada em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão e marcou o início do planejamento operacional da mostra.
A comitiva contou com a presença da diretora de Patrimônio, Andréa Zumblick; da diretora de Cultura, Edilza Nunes; e da museóloga Silvana Silva, representante do Museu Ferroviário. O grupo foi recebido pela professora Amalhene Lenita Baesso Redding, coordenadora do setor de Artes e Cultura e do Museu da Infância da Unesc, além do produtor cultural Maxwell Sander Flor.
Cultura
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Alyson Oliveira, levar a obra de Willy Zumblick ao ambiente universitário amplia o alcance do legado artístico do município. “É uma forma de preservar a memória cultural e apresentar às novas gerações a importância desse patrimônio para a identidade regional”, destacou.
Após a visita, as equipes deram início à organização conjunta da exposição, discutindo aspectos como curadoria, montagem e cronograma.