Magda Medeiros apresenta obra sobre memória e pertencimento
A literatura volta a ocupar espaço de destaque em Gravatal com o lançamento do livro “A dupla ausência”, segundo romance da escritora gravatalense Magda Medeiros. O evento será realizado hoje, às 19h, na Secretaria de Turismo, reunindo leitores, familiares, amigos e apreciadores da literatura.
Natural de Gravatal, Magda Medeiros vive atualmente em Florianópolis, para onde se mudou para cursar Odontologia. A escrita, no entanto, sempre esteve presente em sua trajetória. Durante anos, permaneceu nos bastidores até 2020, quando a pandemia provocou mudanças profundas em sua vida e fez nascer a coragem para transformar palavras e experiências em literatura.
Depois de participar de antologias, a autora lançou, em 2023, seu primeiro romance, “Íris d’água”. Agora, retorna à literatura com “A dupla ausência”, obra que mergulha em temas como feminilidade, memória, migração, pertencimento e relações familiares.
No livro, a protagonista do novo romance é Teresa, uma mulher que cresceu marcada pelo silêncio da mãe. Já na velhice e enfrentando uma doença, a mãe decide revelar histórias que permaneceram guardadas durante décadas.
Assim, passado e presente se encontram em uma narrativa marcada por partidas e retornos, revelando como as histórias familiares podem atravessar gerações e continuar influenciando aqueles que vêm depois.
O título da obra remete justamente à experiência de estar dividido entre dois lugares: estar em um país pensando no outro e, ao mesmo tempo, não se sentir completamente pertencente a nenhum deles.