Um projeto de leitura está sendo realizado na EMEB Manoel Rufino Francisco, em Tubarão, com os alunos do 7º ano. O objetivo, de acordo com o professor Willian Celestino, é desenvolver as aulas com o uso do jornal impresso – Diário do Sul – como recurso didático-pedagógico, além de incentivar o hábito da leitura.
“Este recurso proporciona aos alunos diferentes linguagens, como textos, charges, tiras, gráficos, tabelas, imagens que ajudam na compreensão das relações econômicas, sociais, culturais, ambientais e políticas, que envolvem a Geografia”, pontua o docente.
Segundo ele, cada aluno ficou responsável por um tema a ser pesquisado. “Depois, eles selecionaram as principais informações, que chamaram mais atenção, e elaboraram cartazes que serviram de ferramenta para a apresentação dos trabalhos”, explica.
“De forma compromissada e participativa, os alunos trabalharam em equipe e, com muito respeito e alegria, mostraram que estavam por dentro do conteúdo do jornal. Foi uma atividade repleta de aprendizados”, avalia Willian.
O objetivo da atividade foi justamente desenvolver a consciência crítica a respeito da importância de adquirir hábitos de leitura, por meio de situações
atuais, noticiadas no Diário do Sul. “Esse hábito fará toda a diferença depois no ensino médio, uma vez que os principais vestibulares abordam questões do cotidiano e discussões sobre atualidades”, acrescenta o docente.
Projeto educação do Diário do Sul
O projeto de Educação do Diário do Sul – Informando o Cidadão do Futuro – conta com o apoio da Fundação Municipal de Educação, da prefeitura de Tubarão.
Tatiana Dornelles