O novo coronavírus tem sintomas semelhantes a outras síndromes, como resfriado e gripe.
Por causa dessa condição, muitas vezes os pacientes podem confundir se estão ou não infectados, o que pode gerar problemas, minimizando o cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil.
No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados. Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes, e raramente em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.
Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes ao Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, com as pneumonias. No entanto, o coronavírus (Covid-19) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Os principais até o momento são:
Febre;
Tosse;
Dificuldade para respirar;
Incubação ;
O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de dois a 14 dias.