A primavera começa hoje com tempo firme, predomínio de sol e poucas nuvens. Na região, as temperaturas ficam baixas ao amanhecer, mas entram em elevação no decorrer do dia.
De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, o destaque na primavera é que aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo.
Setembro e outubro marcam a transição inverno e verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados.
A meteorologista diz que também é época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.
“A previsão também é de temperatura próxima a acima da média climatológica no trimestre. No decorrer da primavera, o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos”, revela.