Com o objetivo de educar banhistas mirins para a segurança nas praias, o 8º Batalhão de Bombeiros Militar já formou, nesta temporada, mais de 800 crianças através do Projeto Golfinho.
O trabalho é realizado nas praias de Laguna, Jaguaruna, Imbituba e Garopaba, e neste sábado e domingo as ações se concentram em Balneário Copa 70, na cidade de Jaguaruna, e em Garopaba.
De acordo com o batalhão, o Projeto Golfinho é um programa de atividades educativas voltado à segurança e aos cuidados que devem ser observados nas praias. A finalidade, de acordo com o capitão Rafael Fortunato Camilo, é ensinar o público infantil sobre os riscos associados ao banho de mar. “Da mesma forma, incentiva e promove atitudes de respeito e convívio harmônico com o meio ambiente”, diz o comandante.
O Projeto Golfinho é promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina durante a Operação Veraneio, e é realizado em dois encontros no período matutino, em horário de baixa incidência solar. As atividades são desenvolvidas com crianças de sete a 14 anos.
Nas ações, os assuntos abordados nas atividades, pelos bombeiros, são sobre identificação de correntes de retorno (repuxo), sinalização de bandeiras no ambiente de praia, ecologia marinha, cidadania, educação ambiental e aspectos gerais da dinâmica costeira (sistema de correntes, ondas e marés).