Está confirmada para fevereiro a vinda a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul de Anita Garibaldi, a bisneta da “heroína dos dois mundos”. A visita integrará as comemorações do bicentenário da lagunense, e foi confirmada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi.
A bisneta da heroína chega no dia 8 de fevereiro ao Brasil, e participa primeiro de eventos no Rio Grande do Sul. Depois, virá a Santa Catarina, com presença em Lages, no dia 14, onde irá plantar o híbrido Rosa de Anita – símbolo do projeto dos 200 anos –, e também nas cidades de Curitibanos e Anita Garibaldi.
No dia 15, irá a Garopaba, onde cumprirá o mesmo programa, seguindo para Laguna, terra natal da homenageada, visitando os principais pontos históricos da sede da República Juliana. No dia 17, será alvo de homenagens em Florianópolis.
A Rosa de Anita é o híbrido símbolo das comemorações do bicentenário, criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli (morto em 2018), que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa.
Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil. Em agosto, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna e Tubarão.