A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville, estará hoje em Tubarão para realizar audições. A pré-seleção de alunos acontece no teatro da Arena Multiuso Estêner Soratto da Silva. Podem participar candidatos de ambos os sexos, nascidos entre 2001 e 2010, sendo que para quem nasceu entre 2008 e 2010 não é necessário ter conhecimento em dança.
Já para os nascidos entre 2001 e 2007 este conhecimento prévio se faz necessário. Serão avaliados diversos quesitos junto aos candidatos, como habilidades físicas e artísticas, flexibilidade, projeção cênica, postura e biotipo. Os escolhidos estarão classificados para a seleção nacional, que será entre os dias 18 e 20 de outubro, em Joinville.
As audições acontecem das 9h às 11h30 e, no período da tarde, a partir das 14h30. Ainda existem vagas, bastando o candidato se apresentar no teatro da Arena. Ontem, os profissionais da Escola Bolshoi ministraram workshops sobre dança clássica, também na Arena.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona desde 15 de março de 2000, em Joinville. É a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia. Proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares.
Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta o seu compromisso social ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. Uma seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos.
A escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da prefeitura de Joinville e é mantida pelo governo do Estado de Santa Catarina e pelos chamados “Amigos do Bolshoi”.
O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. É considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e Unesco. O Bolshoi, que em russo significa ”grande”, foi fundado em 1776. Atualmente é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia. O ano de 2011 foi marcado por sua reabertura, após um longo período de reconstrução e renovação.
Grandes nomes como Tchaikovsky, Rachmaninov, Gorsky, Prokofiev, Grigorovich, Vasiliev projetaram o Teatro Bolshoi internacionalmente.