Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026
Fechar [x]

Após vencer o câncer mudança de hábitos é fundamental

20/03/2019 06:00

Após lutar contra o câncer duas vezes, a lifecoaching Claudia Regina Freitas resolveu ajudar as mulheres que também passam pelo tratamento da doença. Atualmente, ela realiza palestras com base nas próprias experiências, com dicas de mudança de hábitos, principalmente alimentares.


De acordo com Claudia, a palestra “Poder da Escolha na Superação do Câncer” fala sobre as próprias experiências, mas também de responsabilidade, autoconhecimento e autotransformação. “A ideia é mostrar para as mulheres que estão passando pela doença que é possível usar tudo isso para mudar a vida. Geralmente, com o diagnóstico, o paciente precisa mudar hábitos, e há uma resistência quanto à mudança”, conta.


A coaching explica que, atualmente, 7% dos casos de câncer são genéticos. Os outros são decorrentes do estilo de vida e da alimentação. “E esse número ainda vai aumentar muito. As pessoas precisam estar cientes de que a má alimentação causa doenças, incluindo o câncer. Para ter mais qualidade de vida, a mudança de hábitos é essencial”.


Claudia lutou contra o câncer duas vezes. Na primeira, em 2011, o tratamento foi contra o câncer de mama, aos 38 anos. “Na época, ainda não tinha bons hábitos alimentares, e passei por momentos difíceis. Ter ficado doente me fez ter outra perspectiva, pois não conseguia fazer nada, e isso me deixou ainda pior. Então, comecei a mudar a alimentação, a me cuidar. Na segunda vez, em 2018, meu organismo estava mais preparado para o tratamento contra a doença”, diz.


No ano passado, conta Claudia, ela passou por quatro cirurgias e quatro sessões de quimioterapia, de março a setembro. Em outubro, já estava pronta para viajar e ministrar uma palestra. “Quero que as pessoas entendam que é possível minimizar, o máximo que conseguir, os efeitos do tratamento.

Para isso, é preciso ter coragem para lidar com os desafios”, ressalta.

Segundo ela, após as palestras, o feedback do público é interessante. “As pessoas questionam, querem dicas, procuram saber mais sobre a mudança de comportamento e hábitos. Algumas se emocionam. Mas sei que na hora de mudar, para muitas, é difícil. Não conseguem. Mas o propósito da palestra é levar a conscientização”.


A palestra “Poder da Escolha na Superação do Câncer” é gratuita e faz parte do projeto “Escolha Viver”, criado pela própria coaching. Ainda não há data de quando deve ocorrer o evento na região.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tatiana Dornelles

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR