Para acabar com a ideia de que jornal é coisa de adulto, os alunos do 4º ano da EMEB Manoel José Antunes, de Tubarão, tiveram uma aula diferente, com o Diário do Sul, sob orientação da professora Arlete Inácio.
“Para uma criança tomar gosto pela leitura de jornais, o primeiro passo é acabar com a ideia de que jornal é coisa de gente grande. É importante fazer os alunos se relacionarem com o jornal, como se fossem leitores comuns: eles devem manuseá-los por inteiro”, explica a docente.
A ideia, segundo Arlete, é não trabalhar apenas com recortes. “É fazer com que eles busquem as informações que mais lhe interessam, vendo fotos, lendo títulos, subtítulos, o início de cada reportagem para saber se vale ler até o fim, entre outros”, ressalta a professora.
O objetivo da aula é fazer com que os estudantes sejam estimulados à leitura de jornais, aprendendo a manusear o periódico.
“Foi possível, com a aula, trabalhar tipos de gêneros textuais, de linguagens, de textos e tempos verbais. Todos conteúdos trabalhados em sala, dentro das disciplinas”, acrescenta a docente.
O projeto de Educação do Diário do Sul – Informando o Cidadão do Futuro – conta com o apoio da Fundação Municipal de Educação, da prefeitura de Tubarão.
Tatiana Dornelles