Escritoras e jornalistas de vários estados estão reunidas desde ontem no 2º Encontro Nacional de Jornalistas e Escritoras do Brasil. O evento teve início ontem e segue hoje, em Tubarão, contando com cerca de 50 participantes.
Inspiradas pelo tema “A arte do encontro pela palavra”, o objetivo da Ajeb é reunir as mulheres de todo o Brasil em um momento de intercâmbio e partilha de cultura e conhecimento e celebrar os 49 anos da entidade, com representantes de mais de 15 estados.
A presidente nacional da Ajeb, Maria Odila Menezes de Souza, destaca que o grupo é uma grande família que se expande pelo Brasil, em que laços de amizade e metas compartilhadas servem de elo cultural. “Estamos encurtando distâncias e agregando escritoras e jornalistas numa aliança feminina de saberes e de valorização das mulheres, sempre dispostas a abrir portas à realização pessoal de quem acredita na importante arte de escrever”, afirma.
A presidente da coordenadoria Santa Catarina, Renata Marques de Avellar Dal-Bó, explica que o ideal é o intercâmbio de ideias, integração de valores, como ética, respeito e gentileza, vivência de emoções e experiências mútuas. “Agradeço a cada ajebiana, pois sem o comprometimento e empenho de cada uma delas não conseguiríamos construir este encontro. Recebi uma mensagem da escritora da Academia Catarinense de Letras Urda Alice Klueger falando que participou da Ajeb nos anos 90 e agora está nos proporcionando um resgate dessa história de quase 50 anos”, relata a presidente estadual.
Os grupos artísticos da Combemtu, Entrepalcos, Vó Osmarina, Causos do Frankolino e Treatrália abrilhantaram a programação ontem, que também contou com uma noite coletiva de autógrafos de obras publicadas pelos membros.
Hoje, a programação inclui a assembleia geral extraordinária, a apresentação da escritora e membro da Academia Catarinense de Letras (ACL) Lélia Pereira Nunes sobre as mulheres na ACL, o compartilhamento de projetos literários, a discussão Memorial para o Futuro: preservação e difusão dos arquivos das ajebianas, além de apresentações culturais.
O 2º Encontro Nacional de Jornalistas e Escritoras do Brasil conta com o apoio e o patrocínio da GAM, do Farol Shopping e da Ferrovia Tereza Cristina.