Uma ação educativa será realizada na praia do Mar Grosso, em Laguna, no sábado. O projeto “A Vida pede Socorro” é uma ação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC). O projeto tem apoio do governo do Estado e prefeituras.
A Fundação Lagunense do Meio Ambiente, a Flama, estará com o projeto Recicla Pet, no qual tampinhas plásticas são revertidas em recursos para contribuir com associações e ONGs de proteção aos animais no custeio para castração de cães e gatos de rua ou em situação de abandono.
O evento chega com o propósito de mostrar, principalmente ao público infantil, como simples ações podem contribuir com a saúde humana, animal e ambiental.
As ações contarão com a participação de médicos veterinários voluntários que estarão distribuindo gratuitamente o gibi “Heróis da Natureza”, além da presença do Corpo de Bombeiros, com o Projeto Golfinho, Projeto Tamar, Instituto R3 Animal, Instituto Remar, Limpar, Ensinar e a Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária de Santa Catarina (Somevesc), que estarão promovendo ações educativas e recreativas.
Segundo relatório do Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Santos (PMB-BS), cerca de 30 mil animais marinhos foram encontrados mortos no Litoral catarinense entre 2015 e 2019. Pinguins, tartarugas e gaivotas são as maiores vítimas, e a ingestão de resíduos, como plásticos, por exemplo, estão entre as causas. “Muitos animais aquáticos ingerem estes resíduos ao confundi-los com alimentos. Acreditamos que realizar esta campanha com crianças é uma das formas mais produtivas de conscientização”, afirma o presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves.