Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

TÚNEL DO TEMPO

Construção do cais do Porto de Imbituba. As primeiras obras foram realizadas por engenheiros ingleses no ano de 1871, mas foi em 1919 que o local recebeu mais recursos e foi ampliado.

Primeiros aviões a aterrissarem no “Campo de Pouso” (terrenos de Pedro Zapellini e Família Collaço), próximo ao estádio do Hercílio Luz Futebol Clube.

primeira usina de geração de energia da Sotelca – Sociedade Termelétrica de Capivari S.A - em 1966.

Avião da Varig em escala no aeroporto de Tubarão na década de 50. Hoje, lideranças lutam para que voos comerciais voltem a ser realidade, através do aeroporto de Jaguaruna.

pedro thomaz de Oliveira Sobrinho nasceu em Laguna, em 20 de setembro de 1885. Foi sócio fundador do Clube 29 de Junho, em Tubarão; primeiro presidente do Clube João Teixeira Nunes, em Tubarão e músico da primeira Banda Musical de Tubarão - Minerva.

A diocese de Tubarão foi desmembrada da Arquidiocese de Florianópolis, abrangendo todo o Sul do Estado de Santa Catarina em 28 de dezembro de 1954. Foi instalada solenemente em 15 de agosto de 1955. O mentor da criação da diocese foi o Monsenhor Bern

rua Senador Richard, Centro de Tubarão, em direção à rua Anita Garibaldi, vendo à esquerda o antigo muro de arrimo da Catedral (1933). Imagem do Arquivo Público e Histórico de Tubarão.

visita do governador Celso Ramos a Tubarão, saudado pela 3ª Cia. de Infantaria, no início da rua Lauro Müller, durante a década de 1960. Imagem do Arquivo Público e Histórico de Tubarão.

Formatura de catequistas do Curso Normal do Colégio São José, em Tubarão. Turma de 1957.

Igreja Nossa Senhora da Piedade, antiga Igreja Matriz de Tubarão. No detalhe (à direita), o Jipe da Irmandade. A foto é do século XX, direto dos acervos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Manoel Pedro Borba nasceu em Torres-RS no dia 7 de setembro de 1908. Funcionário da Cervejaria Brahma, em Porto Alegre, nos anos de 1947 a 1949. Foi comerciante em Tubarão de 1935 a 1966, os últimos 17 anos à Rua Altamiro Guimarães. Foi congregado Ma

No primeiro centenário da Ferrovia do Carvão (1884 -1984) foi entregue à cidade de Tubarão a praça D. Thereza Christina. Hoje, a praça e a própria locomotiva estão praticamente em estado de abandono. A foto é do arquivo pessoal de Jairo Pessoa Guimar

Interior do Cine Vitória, que funcionou durante muitos anos no Calçadão de Tubarão. O local, após sediar a Igreja Universal do Reino de Deus, está atualmente fechado.

Confraternizações dos funcionários da Cia. Souza Cruz, em Tubarão, na década de 70. A empresa funcionava onde hoje é o Farol Shopping. Foto cedida por Janaína Pures e publicada no Facebook Tubarão suas Memórias.

O interior da antiga igreja do bairro São Martinho, em Tubarão, demolida em 1973.

transporte de madeira em 1965. De Bom Jardim da Serra para o porto de Laguna. Na foto, os motoristas Francisco Lanzendorf, Jaci Borges e Cidi Borges.

Hoje seria o aniversário de Patrício Lima, que dá nome a uma das principais avenidas de Tubarão. Patrício morava na casa número 697, que foi vendida em meados de 2000. Hoje, no local, existe a revenda Tomaz Veículos.

O ex-prefeito de Jaguaruna Etevaldo Miguel de Souza (E) e o ex-prefeito de Sangão Paulo Jorge Machado (Paulinho) em cima de suas lambretas. O registro é de 1964.

Laguna durante as comemorações do centenário, em 1947.

Desembarque de mercadoria no Rio Tubarão, ano de 1932. Foto retirada do Facebook Tubarão Suas Memórias.

Deputados da Constituinte, 1891. Rara foto do governador Lauro Severiano Müller (sentado ao centro, de roupas civis), de 1891, durante o seu primeiro período de governo em Santa Catarina. A foto foi feita na cidade de Tubarão com o governador rodeado

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR