Somente neste ano, foram removidos 47 automóveis estacionados irregularmente
Durante a temporada de verão, a Polícia Militar de Laguna tem intensificado a fiscalização contra o estacionamento irregular, especialmente sobre ciclovias. Como resultado das ações, 47 veículos já foram removidos neste ano por estarem em desacordo com as normas de trânsito.
Segundo informações da PM ao Diário do Sul, os veículos foram guinchados por estarem estacionados sobre a ciclovia, situação que compromete a circulação e coloca em risco a segurança dos ciclistas. Em alguns casos, foi necessário o uso de empilhadeira para a retirada dos automóveis, o que já aconteceu em outros anos.
A empresa conveniada responsável pelo serviço explicou que a empilhadeira é utilizada apenas quando há inviabilidade de manobra do guincho convencional no local. O equipamento é empregado exclusivamente para deslocar o veículo até um ponto onde o guincho possa atuar normalmente.
A partir daí, o automóvel é conduzido ao pátio pelo guincho.
Conforme a empresa, o procedimento tem como objetivo evitar o arraste dos veículos, reduzindo o risco de danos mecânicos, principalmente em carros com câmbio automático.
Fiscalização
A Polícia Militar esclareceu ainda que não é responsável diretamente pelo guinchamento, que é realizado por uma empresa terceirizada por meio de convênio. A PM também informou que não possui acesso ao número exato de veículos removidos com o uso de empilhadeira.
Ainda de acordo com a Polícia Militar de Laguna, a fiscalização deve continuar ao longo da temporada, com foco na organização do trânsito e na segurança de pedestres e ciclistas.