Desde 2018, Santa Catarina vem superando ano a ano sua taxa anual de homicídios
Santa Catarina registrou, em agosto, o menor número de homicídios dos últimos 18 anos para o mês. Foram contabilizados 33 casos, número 17,5% menor que o do mesmo período de 2024, quando ocorreram 40 homicídios. Em comparação com 2008, início da série histórica, a redução chega a 54,2%.
Segundo dados da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o estado mantém uma trajetória de queda consistente. Desde 2018, Santa Catarina vem superando ano a ano sua taxa anual de homicídios, garantindo nos últimos sete anos consecutivos o primeiro lugar em Segurança Pública no Ranking de Competitividade dos Estados. No primeiro semestre deste ano, já havia sido registrado o menor índice da série histórica para o período, com queda de 20% em relação a 2024.
Apesar de o número de homicídios em agosto ter sido superior ao de julho, que teve resultado de 23 casos, este foi o terceiro mês consecutivo em que SC alcançou recorde de redução no indicador.
Além da queda nos homicídios, outros crimes que compõem o indicador de mortes violentas intencionais também apresentaram redução em agosto.
Latrocínios
Os latrocínios tiveram queda de 75% em comparação a 2024. Roubos diminuíram 9%, furtos caíram 11,1%, furtos de veículos recuaram 5,5% e estelionatos apresentaram redução de 11,8%.