Quinta-feira, 18 de junho de 2026
Fechar [x]

SC lidera registros de ameaça contra mulheres

Relatório reúne dados sobre violência doméstica e feminicídios entre 2020 e 2026

27/05/2026 06:00|Por Redação

A Defensoria Pública de Santa Catarina lançou o relatório “A Violência Contra a Mulher em Santa Catarina”, com dados sobre violência doméstica e familiar entre 2020 e 2025.

O estudo aponta que Santa Catarina lidera o ranking nacional de registros de ameaça contra mulheres no contexto doméstico e familiar. Entre janeiro e abril de 2026, o estado também registrou 22 feminicídios, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SC). 

Um desses crimes foi registrado em abril deste ano, em Braço do Norte, quando Tateana Marcos Medeiros foi morta dentro de casa pelo ex-companheiro, que foi preso. A vítima já tinha uma medida protetiva contra o suspeito.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fins de semana

Os dados ainda mostram que a maior parte das ocorrências de violência acontece nos finais de semana. O relatório reúne informações sobre ameaça, lesão corporal, estupro e feminicídio, com dados por município, faixa etária e vínculo com o agressor.

Medidas protetivas

Santa Catarina registrou 31.655 pedidos de medidas protetivas ao longo de 2025, segundo dados do Tribunal de Justiça. Somente entre janeiro e abril de 2026, já foram contabilizados 12.299 requerimentos de medidas protetivas no estado. Em 2025, o estado também registrou 52 casos de feminicídio, conforme dados oficiais. Os números que refletem o cenário da violência contra a mulher em Santa Catarina podem ser acessados em ovm.alesc.sc.gov.br/.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR