Mulher conseguiu fugir e pedir ajuda para vizinhos. Polícia foi acionada.
Uma ocorrência de violência doméstica foi registrada em Braço do Norte. O marido desferiu socos e tentou enforcar a sua mulher no fim de semana.
De acordo com a Polícia Militar (PM), os agentes foram acionados pela vítima, que conseguiu fugir de casa e se esconder na residência do vizinho e chamar a guarnição.
Os militares foram até a morada da mulher, porém, o homem havia fugido. Um boletim de ocorrência foi registrado.
No Brasil, em 2023, foram registrados 3.181 casos de violência contra a mulher no Brasil. É como se, a cada 24 horas, oito mulheres sofressem com crimes.
Os casos de violência à mulher são preocupantes em Santa Catarina. De acordo com a Polícia Civil, o Estado já registrou 15 feminicídios apenas neste início de 2024. Quatro mulheres foram assassinadas em crimes desta natureza apenas no dia 5 de março.
Conforme dados da Polícia Civil, a maior parte das vítimas dos feminicídios que ocorreram neste ano tem idade entre 35 e 59 anos, possui o ensino médio completo e é branca.
Por outro lado, há menos ocorrências de mortes entre mulheres com 25 a 34 anos e com ensino superior.
Segundo o delegado-geral Ulisses Gabriel, há uma maior conscientização e independência financeira maior, portanto, as mulheres não ficam reféns dos companheiros devido à necessidade financeira e sobrevivência. “Identificamos que as mulheres ficam com esses indivíduos por questão financeira, vergonha de estarem separadas. E hoje é uma cultura que estamos conseguindo reverter”, diz o delegado.