Segunda-feira, 18 de maio de 2026
Fechar [x]

Fraude com dados de mortos entra na mira da PF

Operação apura uso de dados falsos e possível ligação com comércio ilegal de animais

17/04/2026 06:00|Por Redação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, uma operação para investigar fraudes no sistema de registro de criadores de aves silvestres, em  Armazém.

Foram cumpridos mandados de busca em dois endereços no município, sendo um residencial e outro comercial. A ação tem como foco irregularidades no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass), administrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As investigações começaram após o instituto identificar movimentações suspeitas no sistema. Entre as irregularidades estão registros feitos com dados de terceiros e até de pessoas já falecidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Manipulação   

Segundo a Polícia Federal, há indícios de uso recorrente de cadastros falsos e manipulação de informações para dar aparência legal à comercialização de aves de origem desconhecida, o que pode indicar ligação com a captura ilegal desses animais.

Os envolvidos poderão responder pelo crime de falsidade ideológica, além de outras infrações que possam ser identificadas no decorrer das investigações.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR