O grupo destaca que o Estado conta hoje com um déficit de 1.678 profissionais bombeiros
Excedentes do último concurso do Corpo de Bombeiros Militar de SC pedem ao governo do Estado que sejam convocados até o final do prazo de validade do edital, prorrogado até 6 de julho.
São 135 homens e mulheres, ao menos três deles da região de Tubarão, que passaram por todas as etapas do certame, entre eles exame de escolaridade, avaliação médica e odontológica, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social.
Eles pedem a quebra da cláusula de barreira, ou seja, a convocação de número superior a 250 candidatos, como previsto inicialmente no edital. O grupo destaca que o Estado conta hoje com 2.431 praças em atividade, um déficit de 1.678 profissionais em relação ao estabelecido na legislação, e que em função das aposentadorias previstas (reserva remunerada), a falta de efetivo nos quartéis tende a piorar.
Na última semana, o tema foi debatido na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). “Então, é mais um pedido, é mais uma lembrança, ao nosso governador Jorginho Mello, para que possamos ter mais bombeiros em Santa Catarina a partir do chamamento destes excedentes”, disse o deputado Emerson Stein (MDB).
Diversos outros parlamentares também já destacaram que o CBMSC enfrenta déficit de profissionais e que a convocação dos 135 aprovados contribuiria significativamente para a eficiência operacional da corporação. Além disso, eles argumentaram que o Governo do Estado já investiu recursos na realização do concurso e na seleção dos candidatos, tornando a nomeação uma medida coerente e necessária.