Contratação de profissionais será por até oito anos, via processo seletivo
Foi publicada no Diário Oficial a lei que cria o Serviço Militar Estadual Temporário (Semet) e o Quadro de Oficiais Especialistas (QOE) para o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar de Santa Catarina.
A medida permite a contratação de profissionais temporários por até oito anos, via processo seletivo, para atuar em áreas com maior demanda. Os aprovados passarão por curso de formação e deverão ter ensino superior. Também foram criados três novos quadros temporários e um para oficiais especialistas, voltado a subtenentes.
Segundo o governo, além de reforçar o efetivo, a medida pode gerar uma economia de até R$ 670 milhões em 40 anos, reduzindo gastos com previdência e progressões na carreira. “A chegada desses profissionais temporários representa um incremento fundamental para o CBMSC. Com a incorporação desse contingente, poderemos otimizar recursos, reduzir o tempo de resposta nas ocorrências e garantir que mais bombeiros estejam nas ruas, prontos para salvar vidas. É um avanço que beneficia diretamente toda a sociedade catarinense”, destaca o comandante-geral da Corporação, coronel Fabiano de Souza.