Programa “Novos Horizontes” é institucionalizado e reforça acesso ao ensino superior para pessoas privadas de liberdade
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) assinou um convênio que amplia e institucionaliza o programa “Novos Horizontes”, voltado à aplicação do vestibular em unidades prisionais do estado onde a universidade possui campus, como Laguna.
A proposta busca ampliar o acesso ao ensino superior para pessoas privadas de liberdade e contribuir para a reintegração social.
O programa existe desde 2016 e já realizou vestibulares em unidades prisionais entre 2017 e 2019, período em que cerca de 900 detentos se inscreveram. Ao todo, 30 foram aprovados e cinco chegaram a se matricular em cursos da universidade.
Após suspensão durante a pandemia, as provas voltaram a ser aplicadas em 2024 no Complexo Penitenciário da Agronômica, em Florianópolis. Entre os vestibulares de 2024 e 2026, 227 pessoas privadas de liberdade participaram do processo.