Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Conflito entre pescadores e surfistas chama atenção

PM e prefeitura de Imbituba se manifestaram após discussão na Praia do Rosa Sul

12/06/2025 06:00|Por Redação

O vídeo de uma discussão entre surfistas e pescadores em um ponto da Praia do Rosa Sul, ontem pela manhã, repercutiu nas redes sociais e fez com que a PM e a prefeitura de Imbituba se manifestassem sobre o caso. A ocorrência acontece durante a safra da tainha e não é novidade. Nos últimos anos, outras brigas envolvendo pescadores e surfistas, na mesma área, também foram registradas. 

Em nota, a prefeitura de Imbituba informou que está acompanhando o caso e reforçou que, de acordo com um acordo firmado em 2004 e ratificado em 2018, durante a safra da tainha, o lado Norte da Praia do Rosa está liberado para o surfe, enquanto o lado Sul é exclusivo para a pesca, respeitando o que determina a Lei Orgânica do Município.

“O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Fiscalização, Adriano dos Passos, esteve no local, para garantir a segurança e a ordem pública. A diretoria de Agricultura e Pesca também está acompanhando de perto a situação e buscando dialogar com as partes envolvidas para encontrar soluções pacíficas e respeitosas”, detalha a nota. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prefeitura ressaltou ainda que reconhece a necessidade de atualizar a redação da lei para melhor contemplar as realidades atuais e os interesses das comunidades de pescadores e esportistas. “Esse processo, no entanto, será feito com diálogo, cuidado e a participação de todos os envolvidos, sem imposições”.

Ainda ontem, após o ocorrido, pescadores do local capturaram 409 tainhas. 

Maior policiamento  

Em nota, a PM informou que atendeu a ocorrência, “a qual foi resolvida de forma pacífica no local”. Após a repercussão nas redes sociais, foi realizada uma reunião com autoridades municipais, representantes da prefeitura e da Colônia de Pescadores. “Como resultado, a prefeitura disponibilizou um orientador fixo para atuar na praia, e a Polícia Militar intensificará o policiamento na área durante o período da safra”, encerra a nota da PM. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR