Pássaros silvestres estavam sem registro ou anilhas
Cerca de 120 aves silvestres sem registro legal foram apreendidas terça-feira em uma residência do bairro Araçatuba, em Imbituba. A operação que localizou os animais foi realizada após denúncias recebidas através do aplicativo Rever, lançado no ano passado pelo município e que recebe denúncias ambientais.
Além de órgãos da prefeitura, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a Polícia Militar também participaram da ação. Segundo as autoridades, as aves apreendidas não possuem registro ou anilha de identificação. Algumas apresentavam sinais visíveis de maus-tratos e uma tartaruga também foi apreendida no mesmo imóvel.
Os animais feridos foram encaminhados pelo IMA ao Complexo Médico Veterinário da UniSul, em Tubarão. Os demais ficaram sob a responsabilidade do próprio instituto. De acordo com a PM, o responsável, que estava presente no local, foi detido e teve um termo circunstanciado lavrado, além de ser submetido às sanções aplicadas pelo IMA.
Ainda segundo a PM, o homem era um criador ilegal e os animais provavelmente estavam com ele para a venda.
Denúncia
“As denúncias contribuem diretamente para as nossas ações e são de suma importância. Crimes ambientais são passíveis de penalidades conforme a legislação vigente, e ações como esta demonstram o nosso compromisso com a fiscalização”, declarou o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Fiscalização, Adriano dos Passos.
Em novembro do ano passado, a prefeitura de Imbituba lançou o aplicativo Rever, uma plataforma digital que permite aos cidadãos fazerem denúncias ambientais de maneira mais ágil e eficiente. O aplicativo está disponível para download gratuito nas lojas virtuais Google Play e App Store. As denúncias podem ser feitas de forma identificada ou anônima.