Marcos Roberto Melo mantém um abrigo, sustentado por voluntários e doações
Há 14 anos, o protetor Marcos Roberto Melo se dedica ao resgate de animais vítimas de maus-tratos em Tubarão, com foco em cães doentes e feridos. Ele mantém um abrigo, sustentado por voluntários e doações, onde os animais recebem tratamento médico e aguardam adoção. Além disso, filhotes e animais em recuperação são acolhidos em lares temporários.
Entre os cães assistidos, há casos com necessidades especiais, como um animal paraplégico, outro sem as patas traseiras e uma cadela com deficiência visual. Atualmente, 19 filhotes estão em lares temporários e quatro cadelas amamentando também recebem cuidados.
Nos últimos meses, a equipe voluntária enfrenta ainda um surto de cinomose, que já causou a morte de dois cães de rua. Outros animais seguem em tratamento, custeado pelos próprios voluntários.
Castração
Segundo o coordenador de Bem-Estar Animal, Graziel Ramos, ações de castração dos cães de rua estão previstas para o dia 23 de setembro, com previsão de atender até 300 animais. A medida é considerada essencial para o controle populacional e prevenção de doenças.