Os ventos podem atingir rajadas em torno de 70 km/h
A formação de um ciclone extratropical entre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai provoca condições meteorológicas adversas em Santa Catarina nesta semana, segundo a Defesa Civil. “O fenômeno deve trazer ventos intensos, temporais isolados, chuva persistente em algumas regiões e mar agitado, aumentando o risco para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores, alagamentos e danos na rede elétrica”, alerta o órgão.
Hoje e amanhã, os ventos podem atingir rajadas em torno de 70 km/h. A partir da madrugada de amanhã, o ciclone associado a uma frente fria favorece a ocorrência de temporais em todas as regiões.
“Nesse mesmo período, a agitação marítima aumenta no litoral sul, com ondas entre 2,5m e 3m, além de provocar o recuo da maré. O risco é moderado para atividades como navegação, pesca e esportes náuticos”, diz o órgão.
Já a quinta-feira deve começar com tempo estável e com sol em todas as regiões do Estado, o que favorece a elevação rápida da temperatura. A instabilidade retorna na sexta-feira, devido à formação de uma nova frente fria, com previsão de chuva e temporais em todas as regiões de Santa Catarina.