Ciclone extratropical provocou quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia em cidades da Amurel
Os ventos fortes e as chuvas intensas provocadas pela passagem de um ciclone extratropical no mar deixaram diversos estragos nas cidades da Amurel no fim de semana. Segundo balanço da Defesa Civil Regional de Tubarão e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), divulgado no sábado, houve destelhamentos, quedas de árvores, postes e placas, além de danos em redes elétricas e residências.
Em Tubarão, as equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais trabalharam durante todo o dia para atender os chamados.
Foram registradas quedas de árvores de grande porte nas avenidas Getúlio Vargas e José Acácio Moreira, que chegaram a ser interditadas para a remoção dos galhos, com apoio da Polícia Municipal. Também houve ocorrências nos bairros Dehon, Madri, Passo do Gado, São João Margem Esquerda e Guarda Margem Direita, onde um galpão foi atingido.
No bairro Passagem, três residências sofreram danos em telhados e paredes, e as famílias foram acolhidas pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, sendo encaminhadas a abrigos temporários.
Outras casas receberam lonas de proteção.
Outras cidades
Em Imbituba, o ciclone provocou queda de postes, alagamentos e destelhamentos em bairros como Centro, Nova Brasília, Campo da Aviação, Village e Divinéia, onde um raio danificou cabos de energia, deixando quase 3 mil unidades consumidoras sem luz por algumas horas.
Já em Pescaria Brava, um deslizamento de terra no bairro Santiago levou à evacuação preventiva de uma residência, sem registro de feridos. Em Laguna, as equipes atenderam destelhamentos e queda de árvores nos bairros Magalhães e Alvorada.
Municípios como Capivari de Baixo, Jaguaruna e Braço do Norte também tiveram quedas de árvores e interrupções pontuais no fornecimento de energia.
Com a diminuição das chuvas e ventos ao longo do dia, as equipes conseguiram restabelecer a normalidade nas vias e auxiliar famílias atingidas.