Sexta-feira, 10 de julho de 2026
Fechar [x]

Tubaronense vence prêmio nacional

O escritor Murilo Medeiros conquistou o primeiro lugar no Prêmio Ecos da Literatura com o livro “Traídos e Atraídos”

26/05/2026 06:00|Por Redação

O escritor tubaronense Murilo Tadeu Medeiros, que assina suas obras como Lillo Medeiros, conquistou reconhecimento nacional ao vencer o Prêmio Ecos da Literatura na categoria Melhor Livro de Drama com o romance “Traídos e Atraídos”. A cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Bereana, na Vila Mariana, em São Paulo, reunindo centenas de nomes do cenário literário brasileiro.

Emocionado, o autor contou que não esperava conquistar o principal prêmio da categoria e descreveu o momento do anúncio como um dos mais marcantes da sua carreira.

“Não esperava mesmo. Foi um susto. Eu achava que talvez tivesse chance no terceiro, mas ouro não. Quando a apresentadora abriu o envelope e leu o nome, as pernas bambearam e chorei quando atravessei o tapete vermelho aplaudido por 400 pessoas do mundo literário. Me senti no Oscar”, relatou.

Publicado pela Editora Viseu, “Traídos e Atraídos” mistura drama, romance e suspense em uma narrativa marcada por relações intensas, perdas profundas, segredos, crimes e reencontros inesperados. A obra também aborda sentimentos como arrependimento, desejo, culpa e segundas chances.

A trajetória literária de Murilo começou ainda na juventude, escrevendo para jornais estudantis e atuando na imprensa. Formado em Direito, ele também publicou obras técnicas e crônicas jurídicas antes de migrar para a ficção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seu primeiro romance, “Rosa e Seus Amores”, já havia recebido reconhecimento no próprio Prêmio Ecos da Literatura em 2024, consolidando o nome do escritor no cenário literário nacional.

Literatura   

Segundo o autor, escrever romances exige intenso envolvimento emocional com as histórias e personagens.

“Às vezes, a história emociona o próprio autor”, afirmou em entrevista anterior sobre o processo de criação da obra.

Obra mistura romance e emoções

Em “Traídos e Atraídos”, Lillo Medeiros constrói uma história marcada por conflitos emocionais, mistério e relações profundas entre os personagens.

A inspiração para o romance, segundo o escritor, nasce de situações do cotidiano, sonhos, experiências pessoais e histórias observadas ao longo da vida, sempre transformadas pela ficção.

Para manter a coerência da narrativa, Murilo utiliza métodos próprios de organização, criando arquivos paralelos com características detalhadas de cada personagem. A estratégia ajuda o autor a acompanhar a evolução das histórias e evitar inconsistências durante o desenvolvimento do livro.

Entre as cenas mais marcantes da obra está o reencontro inesperado entre antigos amantes em um aeroporto internacional, separados apenas por uma parede de vidro. 

Disponível em formato físico, e-book e audiobook, o livro consolida Lillo Medeiros entre os autores catarinenses em destaque na literatura brasileira.

  • 1 / 1
O escritor tubaronense Murilo Tadeu Medeiros venceu o Prêmio Ecos da Literatura, na categoria Melhor Livro de Drama, com o romance “Traídos e Atraídos”
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR