Diagnosticada com câncer em janeiro deste ano, uma moradora de Tubarão – que pediu para não ser identificada – entrou em contato com o DS para informar que a dose de um dos medicamentos essenciais para seu tratamento, o Heceptin, não foi enviada pelo governo do Estado neste mês. “Ele faz parte da minha quimioterapia e era para eu ter tomado a dose no último dia 17, mas até agora o governo não enviou para o hospital, e sem ele tudo pode ir por água abaixo”, lamenta.
A mulher, de 45 anos, casada e mãe de dois filhos, diz que cada dose deste medicamento custa em torno de R$ 12 mil. Ainda são necessárias 12 doses para o tratamento dela. “Não quero fazer nenhuma campanha para arrecadar este valor. Este é um dever do Estado, de fornecer o medicamento. Quis apenas alertar porque não é só comigo que isso acontece. Quando vivenciamos o problema, vemos que mais pessoas sofrem também”, pontua.