Sexta-feira, 03 de julho de 2026
Fechar [x]

Tubaronense fica em 1° lugar em evento da Nasa

22/10/2019 06:00

A tubaronense Laís Neves da Rosa, de 21 anos, conquistou com sua equipe o 1º lugar na categoria desenvolvimento de software no desafio da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) em busca de soluções para a humanidade, o Hackathon NASA Space Apps Challenge. 


A estudante de administração empresarial e design de moda mora há cinco anos em Florianópolis, e foi na capital que participou do evento. O SpaceApps Challenge é uma maratona internacional que ocorre simultaneamente em vários locais do mundo. No Brasil, além de Florianópolis, outras 13 cidades promovem o desafio. Equipes multidisciplinares se envolvem com dados abertos e gratuitos da Nasa para lidar com problemas reais. A solução colaborativa resulta em soluções de código aberto para os desafios propostos pela agência espacial americana.


Laís conta que foram propostas para as equipes cinco categorias de desafios. “Em cada categoria, teríamos assuntos diferentes de problemas a serem solucionados. O desafio escolhido pela nossa equipe foi desenvolver a versão 2.0 do desafio pontos de fogo, que consistia em criar um aplicativo que aproveita os conjuntos de dados de incêndio florestal em tempo quase real e arquivados da Nasa, juntamente com outras ferramentas para apoiar os esforços de combate a incêndios e mitigação de incêndio. Esse desafio se baseia no desafio do ano passado, com o mesmo nome, pedindo ideias e aplicativos inovadores que se concentrem em como envolver e permitir que os cidadãos ajudem em todo o processo de combate a incêndio e mitigação de incêndio. E, assim, a ideia começou a tomar forma”, conta.


O Urano foi o software desenvolvido pela equipe de Laís, a Abstrato Corporation. “O Urano é uma plataforma de previsão de ocorrência de incêndios que cruza dados climáticos e dados comportamentais e sociais ao longo do tempo. Nosso software usa big data e machine learning  para calcular um índice próprio e gerar uma nova escala de risco de fogo e identificação das possíveis zonas de risco por geolocalização. Com essa solução, podemos alertar a população sobre o risco de incêndios próximos às residências e, aos assinantes da plataforma, oferecemos informações suficientes para que eles possam mensurar o impacto econômico e social em seus negócios e tomar ações preventivas para lutar contra as consequências dos desastres”, explica.


O software foi apresentado no último domingo no hackathon da Nasa Space Apps Florianópolis, no Instituto de Indústria do Fiesc – Senai. “Agora, queremos compreender melhor o processo de aceleração proposto pela premiação do Hackathon e iniciar o protocolo de desenvolvimento do projeto, almejando validar a solução no mercado em breve”, revela Laís.

 

Sobre a equipe

Fazem parte da equipe, além da tubaronense Laís Neves da Rosa, Daniel Collaço, Lucas Winter, Lucas Teixeira, Allan Contesini, Victor Quintino e Alexandro Netto. Laís conta que ela conheceu a equipe através do namorado, Daniel Collaço. “Fui apresentada aos outros integrantes do time através da empresa de consultoria de inovação dele, que, no caso, foi idealizada após a participação do Global Legal Hackathon 2019. Já o Victor, nós nos conhecemos através da faculdade Udesc – Esag, e o Alexandro, eu conheci no Hackathon, ele faz Ciências da computação pela Ufsc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR