Tubarão recebeu, na última semana, mais uma parcela de recurso federal para aplicação no combate à pandemia do novo coronavírus. São recursos para aplicação exclusiva na área da saúde no combate à doença.
A cidade de Tubarão fará jus ao montante de R$ 5.398.042,00, dos quais pouco mais de R$ 2.250.000,00 entraram na conta da prefeitura na sexta-feira. Como ocorre com toda receita que não está prevista no orçamento do município, o trâmite agora é alocar o valor, já que se trata de excesso de receita, nas rubricas orçamentárias a que se destina. Esse processo é feito por meio de decreto ou lei, com aprovação da Câmara municipal. Os valores recebidos serão empregados em ações da Fundação Municipal de Saúde, inclusive no credenciamento de leitos de UTI para pacientes de Tubarão, cujo processo já foi aberto.
Do que já foi investido até agora, em torno de R$ 970 mil vieram do governo federal e outros R$ 42 mil de doação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O restante foi investimento direto do município. Já o governo estadual, até o momento, contribuiu com insumos, como máscaras, aventais e testes rápidos para hospitais e instituições de idosos.
Ainda estão previstos recursos federais, por meio de emendas parlamentares, mas que ainda não estão disponíveis.