Terça-feira, 07 de julho de 2026
Fechar [x]

Tratamento de lodo ganha nova estação

05/06/2019 06:00

Com o espaço físico limitado e a proximidade das residências, um estudo aprofundado foi realizado para que o projeto da Estação de Desaguamento de Lodo (EDL) do município de Tubarão se tornasse realidade. Com mais de R$ 6 milhões em investimentos, de iniciativa da Tubarão Saneamento, a estrutura foi inaugurada ontem, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente.


Para abastecer o município de Tubarão e fornecer água para Capivari de Baixo, a Estação de Tratamento de Água tem capacidade média de tratamento de 27 mil m³ de água bruta por dia, ou 410 litros por segundo. “Para gerar este volume, 8% do valor total é considerado “perdido”, pois trata-se do lodo gerado no final do processo, equivalente a 300 toneladas ao mês”, destacou a diretoria.


Com a Estação de Desaguamento de Lodo (EDL), a água pode ser extraída do lodo, retornando para o processo de tratamento. Após esta etapa, o lodo seco tem a destinação correta, sendo encaminhado ao aterro sanitário. Conforme as características do lodo seco, ele pode ainda ser destinado ao aproveitamento no segmento cerâmico. Os estudos para tal serão realizados quando a EDL entrar em operação, com a primeira amostra do resíduo. “Com o processo, até 80m³ de água podem ser reaproveitados”, completou a Tubarão Saneamento.


O número de Estações de Desaguamento de Lodo no país não está disponível em relatórios oficiais, mas sabe-se que são poucos os municípios que contam com este benefício. Segundo o Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (Prosab), por motivos técnicos e econômicos, o destino final dos resíduos é um grande desafio para os países.


Para o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, este é um investimento em saúde e qualidade de vida. “Com o pouco de serviços concedidos, que realmente funcionam pelo país, me sinto orgulhoso pelo que eu vejo aqui na nossa cidade”, ressaltou. Joares completou ainda que, com a quantidade de obras nas ruas da cidade, Tubarão caminha para o desenvolvimento. “Prefiro ouvir reclamações por conta da quantidade de obras em execução do que ficar parado e prejudicar o desenvolvimento de Tubarão. Acredito no benefício futuro”, reforçou o executivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR