Sábado, 27 de junho de 2026
Fechar [x]

Trabalho reconhecido: ferroviários comemoram seu dia

30/04/2020 06:00

Uma das principais formas de transportar cargas no Brasil é por meio das ferrovias. Seja no transporte de cargas ou passageiros, em todo esse processo há um aliado indispensável para que o trabalho ocorra de forma segura e eficiente, o ferroviário. Toda essa dedicação recebeu um dia especial para comemorações, 30 de abril, o Dia do Ferroviário.


A data foi escolhida justamente por ser um marco na história do país, pois no mesmo dia, em 1854, foi inaugurada a primeira linha ferroviária brasileira, a Estrada de Ferro Petrópolis.


Na região, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) é a responsável pelo transporte do carvão mineral, extraído na região carbonífera, para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, e também de contêineres com cargas em geral para o porto de Imbituba. Mais de 295 pessoas compõem o quadro de colaboradores e estagiários, próprios ou terceirizados, todos ferroviários, comprometidos com objetivos comuns: transportar com saúde, segurança e responsabilidade socioambiental.


E quando se fala em ferroviários, fala-se de profissionais importantes que possuem as próprias histórias, construídas ao longo de 164 quilômetros de linha férrea. O Artífice de Manutenção Elétrica na Oficina de Locomotivas da FTC, Márcio Paulo, que está na empresa há quase 17 anos, é um desses exemplos. Para ele, a profissão está lado a lado com a vocação e o aperfeiçoamento. “Quem entra nessa história permanece, porque a paixão por ser ferroviário é capaz de atravessar gerações. Para mim, isso é comprovado quando um aposentado diz que é um aposentado ferroviário e nunca um ex-ferroviário. Nós, colaboradores, sentimos orgulho da profissão e carregaremos este título para sempre”, destaca o profissional.


Almir Durante de Souza, que é agente de Estação há quase sete anos na FTC, também compartilha desse orgulho. “Além dos grandes profissionais com quem trabalho e o prazer de estar nesta profissão, existe a vontade de melhorar a cada dia, buscar novos conhecimentos e estar em constante crescimento”, conta.

 

Cada função é fundamental

Cada ferroviário é importante para a movimentação de uma engrenagem. E é dessa forma que os colaboradores e setores se complementam. O maquinista Edevaldo Clemência relembra como se identificou com a profissão já nos primeiros anos de casa. “É onde comecei e cresci no trabalho, sinto prazer em trabalhar aqui. Tenho orgulho de ser ferroviário e de fazer parte de um setor tão fundamental para a sociedade”, destaca o profissional, ferroviário há 14 anos.


Neste momento tão delicado que a sociedade enfrenta com o avanço da pandemia da Covid-19, profissionais como Márcio Paulo, Almir e Edevaldo seguem dando continuidade ao transporte ferroviário de cargas, que garante ao Brasil o pleno abastecimento, seja para a geração de energia, transporte de alimentos, materiais agrícolas, de saúde e tantos outros.

“Nós sabemos os riscos que a doença traz, mas também entendemos que o nosso setor é essencial para mantermos a economia ativa. Seguimos tranquilos, com todo o cuidado recomendado para esse momento e com toda a segurança que a FTC nos proporciona”, complementa Almir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR