Ritinha Enfermeira (PSD) está na quarta eleição este ano e na expectativa de que vai continuar em ascensão em relação ao número de votos
Uma das duas únicas mulheres que ocupam cadeiras na Câmara de Vereadores de Tubarão na atual legislatura, Ritinha Enfermeira (PSD) está na quarta eleição este ano e na expectativa de que vai continuar em ascensão em relação ao número de votos. Foram 397 votos em 2012, 734 em 2016 e 1.004 em 2020.
Eleita primeira suplente no último pleito municipal, ela logo assumiu a vaga em 2021 e virou titular da cadeira com a eleição indireta para a prefeitura, em agosto do ano passado, quando o então vereador Jairo Cascaes (PSD) foi eleito prefeito. Em visita ao DS, Ritinha contou que seu trabalho é centrado principalmente nos segmentos da saúde, da mulher e social, temas muito conectados.
“A pessoa doente não tem só dor física, como também existem muitos fatores sociais que precisamos garantir. Uma estrada não pavimentada, por exemplo, também é questão de saúde, já que a poeira traz doenças respiratórias e alérgicas. Se uma casa tem um esgoto aberto atrás, toda a família pode ter patologias em decorrência disso. Os assuntos estão conectados”, destaca.
Enfermeira há 30 anos, especialista em urgência, emergência e terapia intensiva e mestre em Ciências da Saúde, ela foi coordenadora da Policlínica de 2018 a 2022, período em que foi disponibilizado à população o serviço de urgência das 16 às 22 horas e houve aumento no número de especialistas. Também foi durante a sua coordenação que ocorreu a pandemia, em que esse novo formato de atendimento foi essencial no enfrentamento à covid-19.