Touca demonstra eficácia reduzindo as chances de perda do cabelo
Um dos maiores receios de quem inicia um tratamento quimioterápico são os efeitos colaterais, entre eles a queda de cabelos, que impacta não apenas o visual, mas também o emocional. Pensando nisso, o setor de oncologia do Centro Médico Unimed Tubarão oferece uma touca tecnológica que visa melhorar a experiência de pacientes submetidos à quimioterapia.
A enfermeira obstetra Michele Medeiros foi uma das primeiras pacientes em Tubarão a utilizar a touca e compartilha como essa tecnologia está fazendo a diferença em sua jornada contra o câncer de mama. “Eu sempre tive todos os exames normais, mas, em janeiro, senti um nódulo na axila. O diagnóstico veio logo em seguida: carcinoma. Quando pensamos em câncer, a primeira coisa que vem à mente é a perda de cabelo. Para nós, mulheres, o cabelo tem um impacto imenso na autoestima”, relata Michele.
A touca demonstra eficácia de até 80%, reduzindo significativamente as chances do desenvolvimento de alopecia em grau elevado, onde a perda de cabelo é evidente. No entanto, é essencial destacar que a Touca Inglesa Paxman não é adequada para todos os tipos de quimioterapia. Por isso, a orientação médica é imprescindível. O médico avalia fatores como o tipo de medicação e o protocolo oncológico antes de recomendar o uso do equipamento.
Benefícios
O equipamento utiliza resfriamento controlado para proteger os folículos capilares durante todo o procedimento quimioterápico. É necessário que o paciente inicie o uso desde a primeira sessão de quimioterapia, mas a touca também pode beneficiar quem está no meio ou no fim do tratamento. Além disso, sua função estimula o crescimento mais rápido e fortalecido dos fios, contribuindo para a recuperação capilar pós-tratamento.
Para pacientes como Michele, a Touca Inglesa Paxman tem se mostrado uma grande aliada durante o tratamento. “Desde a primeira sessão de quimioterapia, tenho usado a touca e, apesar de uma leve redução no volume, meu cabelo está intacto. Isso tem sido muito gratificante, porque me olhar no espelho e ver que ainda tenho meu cabelo me dá força para seguir em frente”.