Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), considerada ameaçada de extinção segundo o projeto Tamar, foi encontrada morta e em avançado estado de decomposição na praia do Iró, em Laguna. Ela já foi encaminhada para análise pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP).
Até o fechamento desta edição ainda não havia sido divulgada a causa da morte.
De acordo com o Tamar, a espécie costuma aparecer nos mares tropicais e subtropicais de todo o mundo e também em águas temperadas.
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.