Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Fechar [x]

Simulado de desastres mobiliza e unifica ações

Cidades da região aderiram à experiência inédita com exercícios

19/05/2025 06:00|Por Redação

A prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou ontem um grande simulado de inundação no bairro KM 60, com o objetivo de treinar as equipes envolvidas nas ações de emergência e orientar a população local sobre os procedimentos em caso de enchente. O local foi escolhido em razão dos sérios danos sofridos na enchente de maio de 2022.

A atividade seguiu o roteiro de uma situação real de risco, começando com o estado de atenção, passando pela elevação do nível do Rio Tubarão e chegando à condição de emergência, com evacuação de área e mobilização de atendimentos. Veículos de resgate, viaturas, ambulâncias, embarcações e maquinário da prefeitura foram utilizados durante toda a operação.

O prefeito Estêner Soratto participou da abertura do simulado, às 9h, no Paço Municipal, e depois, no KM 60, destacou a importância da preparação antecipada. “A nossa secretaria de Proteção e Defesa Civil tem atuado com planejamento e profissionalismo. Esse simulado nos permite testar toda a estrutura e integrar diferentes forças, garantindo que estejamos prontos para proteger vidas caso um evento real aconteça”, afirmou o prefeito.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da Defesa Civil, participaram do simulado diversas secretarias municipais, como Saúde, Infraestrutura, Assistência Social, Mulher e Família e Planejamento e Urbanismo, além das Fundações de Educação e de Meio Ambiente e também a Polícia Municipal. Entidades externas, como Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar Rodoviária e a regional estadual da Defesa Civil também participaram da ação.

Para o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, o simulado também teve papel educativo. “É uma oportunidade de treinar nossas equipes e, ao mesmo tempo, mostrar à população como agir em caso de emergência. O trabalho segue o Plano de Contingência Municipal e fortalece nossa capacidade de resposta”, explicou.

Reconstrução  

Na segunda etapa do simulado, já na parte da tarde, foram encenadas ações de recuperação e reconstrução, como desobstrução de vias e levantamento de documentos que seriam necessários para solicitar apoio estadual e federal em uma situação real de desastre.

  • 1 / 1
SC realizou primeira etapa do maior simulado de desastres do país, com acionamento em massa e gestão estratégica
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR